Cirurgia de Sleeve Gástrico

Dê o primeiro passo em direção à sua jornada de redução de peso!

O que é?

A gastrectomia vertical é uma técnica cirúrgica realizada por via minimamente invasiva que consiste na retirada de cerca de 80% do estômago, reduzindo drasticamente sua capacidade volumétrica e a quantidade de comida que o paciente consegue comer em cada refeição. Além disso, possui efeito sobre os hormônios gastrointestinais, reduzindo a fome através da diminuição da ghrelina e aumentando a saciedade ao modificar os níveis de incretinas, como o GLP-1.

  • Procedimento minimamente invasivo, o que significa menor dor no pós-operatório e recuperação mais rápida.

  • Não ocorre alteração na anatomia intestinal, possibilitando redução do risco de deficiências nutricionais ao manter o trajeto original para os alimentos.

  • Pode levar a perda de peso significativa, em torno de 40% do peso inicial.

  • Além da perda de peso eficaz, melhora as doenças associadas à obesidade, como diabetes tipo 2, pressão alta e apneia do sono.

O sleeve gástrico é uma boa opção para:

  • Pacientes com IMC ≥ 40 kg/m² com doenças metabólicas leves. relacionadas à obesidade
  • Pacientes com IMC ≥ 35 kg/m² com doenças metabólicas leves relacionadas à obesidade.
  • Pacientes que não conseguiram emagrecer através do tratamento clinico-medicamentoso após 2 anos.

Durante a cirurgia, o acesso ao abdômen é feito através de pequenas incisões na pele e passagem de trocartes laparoscópicos.

Utilizando instrumentos de videolaparoscopia, cerca de 80% do estômago é removido, incluindo o fundo e o corpo gástrico, transformando-o em um tubo contínuo, de formato semelhante a uma banana.

O fundo removido possui células responsáveis pela produção de Ghrelina, um hormônio que atua na fome, o que pode contribuir para a diminuição do apetite.

O estômago menor e de formato tubular também perde o corpo gástrico, o que altera sua velocidade de esvaziamento em direção ao intestino, aumentando a liberação de hormônios da saciedade, permitindo que o paciente fique mais tempo sem querer comer novamente.

O novo estômago fica limitado a comportar cerca de 1/6 da capacidade original, em média 100 a 150 gramas de alimento, o que leva a sensação de saciação precoce e consequentemente, redução da ingestão alimentar.

A dieta após a cirurgia bariátrica é dividida em fases e determinada por um nutricionista, com evolução de consistência semanal. No início, a dieta será líquida, depois pastosa e, gradualmente, você voltará a se alimentar de forma normal. É importante seguir as orientações nutricionais para evitar desidratação, hipoglicemia ou complicações mais graves como fístulas.

A recuperação da cirurgia bariátrica varia de acordo com o tipo de cirurgia e o paciente. Em geral, a hospitalização dura de 1 a 2 dias e o retorno completo às atividades leva de 3 a 6 semanas.

O acompanhamento psicológico é recomendado antes e depois da cirurgia bariátrica. O psicólogo pode te ajudar a lidar com as mudanças emocionais que podem surgir durante esse processo.

É importante ressaltar que a decisão final sobre a realização da cirurgia deve ser feita por um médico cirurgião bariátrico após avaliação individual do paciente, considerando seu quadro clínico geral e expectativas.

O Dr. Lucas Marques terá um prazer em recebê-lo(a) para uma análise completa, esclarecendo dúvidas com a orientação mais adequada para o seu caso específico.