Cirurgia de Refluxo

Procedimento realizado para tratar a doença do refluxo gastroesofágico.

O que é?

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ocorre quando o ácido do estômago volta para o esôfago, causando azia, regurgitação ácida e dificuldade para engolir. outros sintomas.

A cirurgia de refluxo geralmente é considerada apenas quando outras opções de tratamento, como medicamentos e mudanças no estilo de vida, não são suficientes para controlar os sintomas.

Alguns dos casos em que a cirurgia de refluxo pode ser indicada incluem:

  • DRGE grave e frequente, que causa azia intensa e interfere na qualidade de vida.

  • Complicações da DRGE, como úlceras esofágicas, esôfago de Barrett ou estenose esofágica.

  • Falha no tratamento com medicamentos.

  • Desejo do paciente em ter uma solução definitiva para o problema.

Existem diferentes tipos de cirurgias de refluxo, mas uma das mais comuns é a fundoplicatura de Nissen. Nesse procedimento, o cirurgião envolve parte do estômago ao redor do esfíncter esofágico inferior (EEI) para fortalecer a barreira entre o esôfago e o estômago e impedir o refluxo ácido.

A recuperação da cirurgia de refluxo geralmente é rápida. A maioria das pessoas volta para casa no dia seguinte à cirurgia e pode retomar suas atividades normais em poucas semanas.

É importante ressaltar que a decisão final sobre a realização da cirurgia deve ser feita por um médico cirurgião bariátrico após avaliação individual do paciente, considerando seu quadro clínico geral e expectativas.

O Dr. Lucas Marques terá um prazer em recebê-lo(a) para uma análise completa, esclarecendo dúvidas com a orientação mais adequada para o seu caso específico.